quinta-feira, 17 de abril de 2008

Nerds mandam bem #3

Séculos depois dos primeiros posts da série de posts Nerds mandam bem #1 e #2, venho trazer mais um relato de estereótipos e facetas dessa classe de pessoas tão simpáticas e caricatas. Sedentário e Hiperativo clipou um post muito interessante da Wired sobre outros estilos e modelos de nerds:


1. O Fanboy
Características: Na maior parte do tempo utiliza falas de Os Simpsons, Star Wars, Highlander e Os Caça Fantasmas. Adora discutir sobre quem ganharia a luta entre Batman e Boba Fett. (Batman.)
Crenças: A Força existe, mas midi-chlorians são uma farsa. Han atirou primeiro.
Fetiches: Princesa Léia vestida de escrava. Starbuck (encarnação masculina e feminina) . Amazing Fantasy No. 15. Uniformes de veludo.
2. O Geek da Música
Características: Ficaria realmente feliz em te apresentar uma música melhor do que o lixo que você e todo mundo gosta. Está sempre pronto pra um show, que vai ser uma droga.
Crenças: MP3s não são tão boas quanto CDs, que não são tão bons quanto LPs, que não são tão legais quanto uma Vitrola.O que importa é do que são feitos os fios do seu alto-falante.
Fetiches: A coleção completa de Singles Club 45s da Sub Pop. VH1’s Behind the Music (só a parte hair metal). Dar nota 0.0 no Pitchfork. Válvulas termiônicas.
3. O Gamer
Características: DEX (destreza) e INT (inteligência) altos, baixo CHA (carisma) (conseqüentemente, poucos amigos). Insultar indecifravelmente. (”I pwn3d u, n00b!”).
Crenças: O jogo Real World tem um motor físico ótimo, gráficos de alta resolução, e convincente sistema de som surround, mas sua curva de aprendizado é muito variável.Garotas deviam se vestir como a Yuna de Final Fantasy.
Fetiches: Spawn points (pontos de produção). Feedback Tátil. Toques de celular do Pac-man. Morgan Webb. Split screen co-op.
4. O cara dos Gadgets
Características: Sociável quando está nas filas do dia do lançamento. Feroz em comentários no Gizmodo. Semblante calmo para o remorso dos primeiros consumidores (Síndrome Apple Newton)
Crenças: Eu posso consertar isso. Não existe Deus, a não ser MacGyver.O preço vai cair em um mês, mas eu preciso disso agora.
Fetiches: Vídeos “tirando-da-caixa”. Baterias reservas. LEDs azuis. Canetas laser. Pessoas que RTFM. Coisas que fazem barulho alto no clique.

5. O Hacker

Características: Cronicamente mal-humorado - e de novo, tendo um intelecto tão superior, é um peso morto. Tendências paranóicas.
Crenças: “One shall stand, one shall fall” (Transformers). Alergia do Sol é uma condição real. Sexo virtual: não totalmente nojento. Cory Doctorow foi muito suave no DRM. A revista 2600 se tornou muito comercial.
Fetiches: Trinity. Fluência em l33t. Descobrir agentes anti-narcóticos na DEFCON.
6. O Otaku
Características: Feliz de modo alarmante. Prefere ler da direita para a esquerda.
Crenças: Mangá é um meio, não um gênero. Furry não são asquerosos. Eu posso aprender japonês através do Gundam. Lynn Minmay é o personagem mais irritante na história de tudo. O próximo anime lançado será um sucesso de Hollywood - nessa vida com certeza. Não é tudo pornô com tentáculos, OK?
Fetiches: Pornô com tentáculos. LARPs indecentes. Encontros virtuais. Tudo que seja kawaii.

E mais, teve ainda um pessoal que veio aqui em casa e tentou fazer uma matéria sobre nerds. Como todo jornalismo tradicional, a matéria cometeu seus deslizes naturais. Repito: naturias. Um não especialista tentand escrever sobre algo específico dá nisso. O fato é que me deu vontade de recomeçar aquela velha discussão de mídia tradicional e new mídia (seja blogs / twitter / o que quer que seja), mas me contive.

Devo escrever sobre?

Outro fato que me cutucou foi: Se jornais cometem erros pequenos (seja deslizes ou propositais) como fica nossa posição de leitores - que confiam piamente em uma fonte de mídia? Hmm.. Pano pra manga.

8 comentários:

Fernanda disse...

nossa... tinha 'esquecido' dos nerds mandam bem #1 e 2!! mto bons!
e com ja disse e repeti vou reptir mais uma vez, pra ter ctz q a idéia ficou... meu, ela tem um all star de cada cor!!!!

Fernanda disse...

e ele usa papete com meia! hhahahaha :-P really nerd!

Guilherme disse...

Caracas!! Não tinha visto que ela estava com all Stars diferentes!!
Vi isso hoje a tarde.
Sobre essa discussão de mídia tradicional e essa nova midia, deve ser discutido em uma mesa de bar. Cada um que resolver comentar vai escrever um post novo se você publicar algo do gênero por aqui.

Anônimo disse...

See Please Here

Galvão Chucruts disse...

Acho que sou 2... com um pé no 1 e no 3...

Anônimo disse...

pff
claramente roubado e traduzido.
tenta pelomenos fingir melhor que voce escreve seu proprio material, seu merda. ou tenha a decencia de dar credito a quem cria.

Eduardo Otubo disse...

Troll a vista!
Bom, primeiro e último comentário sobre "Anônimo":

Não sei se você reparou que citei todas as fontes de onde terei o material e não afirme em nenhum momento que fui EU o autor.

[]'s

B. disse...

Eu gosto do "cara dos gadgets"...rsrsrs
Esse texto dos nerds mandam bem é ótimo. Eu tinha até postado ( com os creditos, claro) lá no blog há um tempo atrás
beijo