quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Nerds mandam bem #2

Atendendo a pedidos (uns dois ou três :-P) vou postar o segundo e último texto da série sobre nerds. Espero agradar os leitores tanto quanto o primeiro agradou. Esse texto eu não tenho muitas informações, foi o Gustavo que mandou por email a muito tempo atrás. Não achei a fonte e nem o autor. Mas é bem escritinho e até coerente.

Boa leitura! :-)

O FABULOSO MUNDO DOS NERDS!
Se tem uma coisa pior do que o preconceito é, sem sombra de dúvida, ver que o próprio objeto de preconceito também é um baita preconceituoso. E consigo mesmo, detalhe!

Não é difícil ver este tipo de posicionamento acontecendo entre os negros, os gordos, os moderninhos, os homossexuais... e, por que não dizer, entre os nerds também. E era neste ponto que queríamos chegar! Chegou a hora dos nerds pararem de ter vergonha de ser quem eles realmente são.

"Ah, não, eu não gosto que me chamem de nerd. Eu sou viciado em quadrinhos, jogo RPG seis vezes por semana, sou fanático por 'Jornada nas Estrelas', mas não gosto da palavra nerd. É muito ofensiva. Nerd é aquele cara babacão que apanha dos grandões na escola", tentam argumentar alguns. Eles querem usar outras alcunhas: cults, cools, descolados, viciados em cultura pop... tanto faz.

Pois para o pessoal dos sites A-ARCA e CuDoJudas.com, isso é uma bobagem sem tamanho. Nerd é nerd e ponto final. Sempre foi e sempre será. Nós nunca tivemos vergonha em usar esta palavra como definição para nós mesmos, para a nossa 'tribo'. E agora, queremos que VOCÊ também pare de ter vergonha disso! É hora de aderir ao manifesto...

SOU NERD. E DAÍ?

Mas afinal, o que é ser nerd?

A primeira utilização documentada da palavra 'nerd' aconteceu, segundo o dicionário Merriam-Webster, para designar uma criatura no livro 'If I Ran the Zoo' (1950), do psicólogo Dr. Seuss (Theodor Geisel). Teoricamente, definiria uma pessoa socialmente inepta ou então alguém dedicado de maneira quase escrava às atividade intelectuais ou acadêmicas.

No entanto, nós preferimos a definição do mestre Lewis Skolnick (Robert Carradine), o personagem principal do filme 'A Vingança dos Nerds' (1984), que define os nerds como 'pessoas que não têm vergonha de se assumir como são'. E completamos a definição dizendo ainda que um nerd 'não tem vergonha de se assumir como é, não interessando do que ele gosta ou o que diabos as outras pessoas vão pensar dele'.

Nerd é o cara que vai vestido com a roupa do seu personagem favorito aos encontros de anime, de RPG ou mesmo às convenções da Frota Estelar sem se preocupar com as brincadeiras e tirações de sarro das pessoas ditas 'normais'. É aquele sujeito que coleciona bonecos de robôs que se transformam em carros e não tem o menor problema com isso. É aquela pessoa que se reúne com os amigos para discutir sobre qual é a melhor encarnação do Lanterna Verde sem qualquer preocupação com o que as pessoas das outras mesas do bar vão achar da exaltada conversa.

Um nerd não é necessariamente um fanático sem vida sexual ou social - embora existam nerds assim. Mas e daí? Quem disse que ele não é um cara legal?

Um nerd pode muito bem gostar de futebol e ir a uma discoteca com os camaradas que ainda não são-nerds. Uma coisa não invalida a outra... embora acreditemos que um nerd genuíno não é o melhor dançarino da face da Terra e nem seja um graaaaaaaaande fã de esportes... :-)

Um nerd é um saudosista em potencial - afinal, isso justifica o recente 'revival' dos anos 80 que atinge a internet nos últimos anos. Por sinal, os nerds conseguem sentir saudades até daquelas coisas que eles não chegaram a vivenciar diretamente.

Do que um nerd gosta?

- Cinema pipoca
- Computadores
- Videogames
- Histórias em quadrinhos
- RPGs e jogos de tabuleiro
- Música (especialmente rock)
- Colecionáveis (bonecos, bustos e estátuas de seus personagens favoritos)
- Seriados
- Desenhos animados
- Literatura de fantasia e ficção científica

E por aí vai. Não que todo nerd tenha que curtir TODOS os itens acima ou SOMENTE os itens acima. Piadas infames e campeonatos de arroto também estão entre os favoritos, por exemplo... :-P

Nerd x CDF

Nem todo nerd é viciado em estudos. Mas é bem provável que um viciado em estudos seja um nerd - embora isso não seja uma regra. Um dos colaboradores d'A ARCA, por exemplo, é tarado por HQs e lê qualquer gibi em menos de 10 minutos. No entanto, tente aparecer com um livro de História perto dele... Mesmo conhecendo toda a cronologia da Marvel de trás pra frente, o cara sempre ficou de recuperação na escola e era, assumidamente, um dos piores alunos da sala.

Já o El Cid tinha uma amiga CDF que fazia muito mais o gênero 'patricinha' do que o estilo 'nerd' de ser. Era nota dez garantida... mas jamais trocaria uma balada pela aguardada estréia do próximo 'Senhor dos Anéis' (como entender esta gente...).

Nerd x Geek

Esta é fácil: um geek é um viciado em tecnologia e todo tipo de novidade do gênero - é um fulano que sabe desmontar um computador como se estivesse comendo uma torrada com manteiga de amendoim. O geek está sempre um passo a frente quando o assunto é PC, Mac, Windows, Linux, scanner, palm top, robôs, veículos de controle remoto, MP3 player e por aí vai.

Nem todo nerd é um geek... mas todo geek é um nerd, sem sombra de dúvida!

Nerds Famosos

Kevin Smith (o maior deles), Steven Spielberg, George Lucas, David Bowie, Jô Soares, Gene Simmons (Kiss), Paulo Ricardo (RPM), Derrick Green (Sepultura), Tuomas Holopainen (Nightwish), Weezer (a banda inteira), Matt Groening, Jerry Seinfeld, Joss Whedon, J.Michael Straczynski, Stephen King, M.Night Shyamalan, Irmãos Wachowski, Ben Affleck, Matt Damon, Jason Lee, Supla, Aldo Novak, Zé Rodrix, Steve Jackson, Drew Barrymore, Marcelo Del Debbio, J.M.Trevisan, Mark Rein-Hagen, Nicolas Cage, Gareb Shamus, William Shatner, Marcelo Tosatti, John Romero, Bill Clinton, Bill Gates, Paul Allen, Linus Torvald, Steve Jobs, Lisa Simpson, Milhouse (Simpsons), Ghyslain Raza (Star Wars Kid)... e a lista não tem fim!


13 comentários:

Unknown disse...

ahahahah... mto bom... ADOREI!!! essa onda de nerda q tomou a gnt esses dias foi mto interessante!! fez a gnt refletir bastante no assunto!!!

bjão

:marina: disse...

Quero casar com um Nerd! De fato! Antes queria casar com um gay, agora de fato minha meta é um nerd!

Muito bom, mas prefiro o outro texto heheehe!
Beijo

Fernanda disse...

acho q só nerds de verdade pra achar definições ideiais sobre o q é ser um verdadeiro nerd!!!!!
texto bem bom tbm, apesar de o outro ter sido melhor!!!!
Bjinhos!

Eduardo Otubo disse...

Imaginei que vocês fossem gostar mais do outro texto. Mas esse eu também achei razoável.

E Má, to solteiro! :-D
(Zuêra Galvão!)

Galvão Chucruts disse...

Má, e se aparecer um gay nerd na sua frente?

Guilherme Prado disse...

Pede a camisa rosa emprestada galvão =P. Vai ficar um nerd gay autêntico.

[]'s

Galvão Chucruts disse...

por isso que a bata da comp é rosa?? Para já ficar nerd e gay tudo ao mesmo tempo??

:marina: disse...

Agora que conheço melhor o universo nerd, acho que não quero mais um gay não! mas serve amigo-gay que não é exatamente gay!
;-p

Galvão Chucruts disse...

Esse amigo gay que não é exatamente gay vai ter privilégios de um amigo gay?

Isis B. disse...

haha, matt groening é MUITO NERD!
Bill Gates, é só olhar para a cara dele, sem dúvida alguma.
Mas... David Bowie? Não te contaram que ele e o Elvis são alienígenas?

Anônimo disse...

aproveitando para deixar um link que escrevi inspirado nesse texto e no outro texto:

http://nomadsoul.wordpress.com/2008/04/23/howto-guia-de-namoro-para-nerds/

para ajudar os amigos a fazer os outros entenderem nosso mundo...
[]s

Eduardo Otubo disse...

corporatedrones:

Obrigado pela referência cara! Realmente ser nerd hoje em dia é muito modinha e infelizmente poucos sabem como é nosso mundo. :-)

[]'s

Anônimo disse...

Campeonatos de arrotoooooo!!! Nossa! Certeza!!!! [Eu ganho!]

>>>Piadas nerds apavoram!

=D~

Adorei o texto!