quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Dia do software livre na SECCOMP 2007

Depois de 5 longos dias - entre o chamado e a apresentação de fato - eu quase não dormi, e não foi exagero. As pessoas que me acompanharam no desenrolar dos slides e elaboração do tema sabem que foi uma coisa única. E numa dessas só tenho que agradecer a essas pessoas: Edjunior e Sérgio por me ajudar a preparar os slides. Finch, Ju, Clinton, Void e Nada pela organização da SECCOMP e pelo convite para falar nela. Valeu mesmo galera. (desculpe se esqueci de alguem)
Então vamos lá, minhas impressões sobre o dia do software livre na nossa SECCOMP 2007:

Avi Alkalay, IBM Brasil
Avi deu sua (por que não dizer) aula sobre formatos abertos e ODF. Sua importância e relevância para governos, universidades e a população. Explicou um pouco da politicagem que envolve a M$, ECMA e o OpenXML (que de open não tem nada). Entenda que quando você usa um padrão de codificação de arquivo (seja para textos, imagens ou mídia) a propriedade intelectual vai para a empresa que detém esse formato fechado. A M$ só não se apodera dessas coisas por que não tem cara de pau suficiente. Imagine também o problema que se tem entre incompatibilidade (obviamente proposital) entre versões de arquivos Office, arquivos importantes do governo que não abrem mais e etc. Adotemos ODF! O que deu o tchãn na palestra foi saber que Avi se formou no nosso mesmo campus de Rio Claro, teve aula com alguns de nossos professores e tinha várias histórias a contar.

Rafael Peregrino, Linux Magazine
Este foi o showman da noite! Mostrou o uso da plataforma Linux em vários segmentos da TI no mundo. Desde PDA e telefones celulares (como é o caso da nova linha da Motorola e a série N800 e N810 da Nokia) passando por computadores caseiros e indo até servidores e equipamentos de telecon. Mostrou infinitos slides com gráficos de pizza, barrinhas coloridas e desenhos. Seu humor seco sobre Linux e M$ deu o tom alegre à palestra.

Eu, por mim mesmo e meus amigos
Depois de dois gigantes do mundo Open Source eu parecia uma formiguinha. O que falar da minha apresentação. Medo, facínio, insegurança e prazer de passar o conhecimento a frente. Estava pensando muito nesse assunto nos últimos dias. Seria quase um egoísmo guardar aquilo pra mim: Decidi encarar o desafio e passar as coisas a frente :-) O que o pessoal tem que ficar na cabeça é: Não haveria web 2.0 se não houvessem padrões livres! Essa é a chave da brincadeira!



Agradeço novamente a todos que tornaram isso possível. :-)
E aguardem as fotos, ainda não chegaram.

5 comentários:

Raoni disse...

Æ Zero! Mandou bem, hein! Até me convenceu a aderir ao Twitter! haha Abraços.

Anônimo disse...

Eduardo,

Como também sou (fui) da área de sistemas, serei leitor do teu blog!


Mude,
mas comece devagar,
porque a direção é mais importante que a velocidade.
(...)


Que bom que você gostou do meu poema MUDE, e disse que o publicou aqui no teu blog!

Agradeço.

Pena que não citado o verdadeiro autor... rs!

Não é de Clarice.

Espero que você conheça o poema todo - e, também que leia o livro Mude, editado pela Pandabooks, com prefácio de Antonio Abujamra.


Abraços, flores, estrelas..

Anônimo disse...

Zeroooo!!!!

Mandou mto bem na palestra na SECCOMP! Convenceu mta gente a entrar no twitter , last.fm, Flickr, e eu só falo em web 2.0!!!

Valeu zerooo!!!
parabéns pela palestra maravilhosa!!

Bjos

Eduardo Otubo disse...

Pessoal, EU que tenho que agradecer o saco, digo, paciência de você pra me aguentar devanear lá na frente. :-D

Valeu mesmo!

Anônimo disse...

Dear Author www.otubo.net !
It is remarkable, rather useful piece