terça-feira, 28 de outubro de 2008

Vendo logs no Linux de maneira rápida e fácil

E este vai para qualquer administrador ou desenvolvedor de sistemas Linux. Nós sabemos que a maioria dos logs com informações úteis estão ou em /var/log/messages ou no dmesg. Bom, resolvi então dar um jeito de monitorar os logs de maneira fácil e indolor sem precisar ter que digitar os comando $ tail -f /var/log/messages ou $ dmesg a todo instante.

Ingredientes:
Vamos precisar de GNU Screen, alias e bash.

Modo de preparo:
Se você já tiver ou já usar GNU Screen, então sugiro utilizar um outro arquivo de configuração. Como este é o meu caso, criei o .screenrc_log com o conteúdo:

screen -t messages 1 bash -c "sudo tail -f /var/log/messages"
split
focus down
screen -t dmesg 2 bash -c "sudo cat /proc/kmsg"
focus up

Depois, edite o seu .bashrc colocando a seguinte linha:

alias seelog='screen -c .screenrc_log'
Pronto!
Agora é só fazer login novamente e tchanan! Toda vez que digitar o comando seelog, você verá uma tela de screen splitada exibindo em cima o /var/log/messages e em baixo a saída do dmesg. Aí vai um screenshot com os logs aqui no meu PC pra ver como fica:


(imagem com resolução péssima, crica pra aumentar)


ps.: Antecipando as piadinhas, sim meu computador se chama vader sim, e daí?

3 comentários:

Unknown disse...

Cara, genial!! Vou começar a usar isso também para ver os logs ;-)

Anônimo disse...

Duds,

não tem um jeito um pouco mais gráfico que isso não? Sei que tu adora o terminal mas ainda parece ficção cientifica!

que tal um KDE ou Gnome? Bem que tu poderia aprender a programar Qt e fazer um barato desse com icones, botões e outras invenções tão admiradas pelas pessoas.. eheheh

té!

massa

Eduardo Otubo disse...

Massa,

O "problema" de usar interfaces em Qt ou GTK é que demora, seilá, pelo menos algumas horinhas pra se fazer um programinha bonitinho pra fazer isso.

Tempo desnecesário.
A solução com screen me demorou 7min pra fazer. Entre testes de configuração, ajustes de arquivos e mais 10 pra escrever o post.

PRA MIM, e pelo visto pro Kleber também, resolve bem o problema. Se tu quiser fazer algo visual, faça e publique! Será bem vindo :-)

[]'s