Ingredientes:
Vamos precisar de GNU Screen, alias e bash.
Modo de preparo:
Se você já tiver ou já usar GNU Screen, então sugiro utilizar um outro arquivo de configuração. Como este é o meu caso, criei o .screenrc_log com o conteúdo:
Se você já tiver ou já usar GNU Screen, então sugiro utilizar um outro arquivo de configuração. Como este é o meu caso, criei o .screenrc_log com o conteúdo:
screen -t messages 1 bash -c "sudo tail -f /var/log/messages"
split
focus down
screen -t dmesg 2 bash -c "sudo cat /proc/kmsg"
focus up
Depois, edite o seu .bashrc colocando a seguinte linha:
alias seelog='screen -c .screenrc_log'
Agora é só fazer login novamente e tchanan! Toda vez que digitar o comando seelog, você verá uma tela de screen splitada exibindo em cima o /var/log/messages e em baixo a saída do dmesg. Aí vai um screenshot com os logs aqui no meu PC pra ver como fica:
3 comentários:
Cara, genial!! Vou começar a usar isso também para ver os logs ;-)
Duds,
não tem um jeito um pouco mais gráfico que isso não? Sei que tu adora o terminal mas ainda parece ficção cientifica!
que tal um KDE ou Gnome? Bem que tu poderia aprender a programar Qt e fazer um barato desse com icones, botões e outras invenções tão admiradas pelas pessoas.. eheheh
té!
massa
Massa,
O "problema" de usar interfaces em Qt ou GTK é que demora, seilá, pelo menos algumas horinhas pra se fazer um programinha bonitinho pra fazer isso.
Tempo desnecesário.
A solução com screen me demorou 7min pra fazer. Entre testes de configuração, ajustes de arquivos e mais 10 pra escrever o post.
PRA MIM, e pelo visto pro Kleber também, resolve bem o problema. Se tu quiser fazer algo visual, faça e publique! Será bem vindo :-)
[]'s
Postar um comentário