sexta-feira, 19 de outubro de 2007

RSS: Praticidade e comodidade lendo conteúdo na web

Finalmente um artigo técnico. Estava a tempos para escrever sobre RSS (e ainda tem vários temas que eu to pensando em abordar também). Bom, vamos ao que interessa então!
Essa é uma tecnologia que muita gente vê por ai mas nem sabe muito bem pra que serve. Vê esse ícone em blogs, sites de notícias e em portais mas nem sempre entende ou sabe pra que serve. Bom, essa é a função desse post. :-)

Pra que serve?

RSS é uma tecnologia que permite você ler conteúdo gerado por sites de notícias (blogs etc) gerado muito frequentemente sem ter que entrar no site toda vez pra ver se tem coisa nova. Isso facilita muito a vida de preguiçosos que não tem muita paciência pra ficar visitando seus sites / blogs favoritos, facilita também os mais frenéticos por informação (eu!) que gostam de ler várias fontes de informação e não gostam de "perder tempo" visitando cada um.

Como eu uso?

Quando o site oferece esse recurso de RSS, ele possui uma URL que indica o endereço do feed (outro nome também comumente usado para este serviço). O do meu blog por exemplo é este:

http://feeds.feedburner.com/notAnotherGeekBlog


Mas como eu uso isso afinal? Você precisa ter um leitor de feeds RSS. Eu recomendo os leitores online, são mais práticos e não precisa instalar nada no computador: Google Reader, Bloglines e Netvibes. Eu indico (e uso) o Google Reader. Simples, rápido e fácil de usar. Com qualquer um desses serviços, o procedimento é o mesmo: Você pega a URL do RSS do site e cadastra no seu leitor e voialá! Sempre quando houver notícias novas, posts novos no blog do seu amigo e atualização de conteúdo de seu site predileto você receberá a atualização. Simples assim. :-)

obs: Aos nerds que esperavam um post sobre como funciona a tecnologia RSS na íntegra me desculpem. Ainda não tive tempo hábil pra isso. E muito menos pra esrever sobre RDF :-)

Fontes:
Wikipeda
Oráculo

3 comentários:

Fernanda disse...

AE! finalmente! mto bom! e valeu pela explicações! quem sabe agora minha alguns aspectos academicos e definitivamente os ociosos da internet ficaram mais básicos e rápidos!!
e no próximo post eu falo de algumas coisas mais inespecificas e que todos gostem de ler! :P

Galvão Chucruts disse...

Ainda prefiro RSS como um "Rapaz Sexualmente Sexy"... \o/

Ou como eu implantaria RSS no blog do tubaina...

=*

:marina: disse...

DUUUUUUUUUUU
sei que te cobrei o texto do RSS mas essa semana tá phodinha entre facu e nivers entao... leio segunda que vem e sem falta comento outra vez okeijo?
beijo