segunda-feira, 29 de junho de 2009

FISL10, visão geral

Este é o segundo e último post da série de reviews sobre o FISL, o primeiro está aqui.



Qualidade e variedade de palestras:
FISL teve algumas palestras com alguns assuntos batidos demais, de cabeça, "Por que Python?" é de cara um deles. Eu acredito mesmo que já está na hora de dar um shift nessas idéias. Já sabemos que software livre da certo sim, já sabemos a impotrância do conhecimento livre e já sabemos que compartilhar conteúdo na internet não é crime - pra essas coisas qualquer um não-recém-chegado ao mundo do software livre pode explicar, não precisa de uma palestra de 40min.

Outro ponto levantado em algumas discussões é sobre o nível das palestras: "Assuntos pops atraem newbas e a qualidade do evento cai." - autores dessa opinião, nada pessoal, eu sei que vocês vão ler esse post, opinem ai em baixo e me corrijam se eu falei alguma besteira :D. Mas pô, peraí. Isso eu já acho um pensamento meio elitista. O evento deve atingir todos os níveis de conhecimento, certo? Mesmo por que, quem consegue dar uma palestra mega-boga profunda em 40min? Assisti à todas as palestras sobre virtualização e algumas sobre kernel e até as sobre kernel foram de certa forma simples e puderam ser compreendidas por seres humanos. Acho que a idéia é essa mesmo, cada vez mais atrair mais gente, espalhar conhecimento, ganhar adeptos e tal. O nível das palestras (IMHO) foi razoavelmente bem distribuido. Mesmo por que - e isso eu digo sempre - conhecimento técnico a gente adquire no google, em salas de IRC e batendo a cara no computador madrugada a fora. Palestra é pra você conhecer o tema, pegar uma ou duas URLs pra começar a estudar, só isso. :)

Escolha dos temas:
Isso sim foi um bocado tenso. A escolha dos temas não foi algo claro e transparente. Ficaí a dica pra um upgrade no ano que vem. Um sistema mais claro pra todo mundo acompanhar quem vai e quem fica. :)

Tirei algumas fotos do evento. Algumas delas estão no meu Flickr e outras no pool da Agência FISL (@agenciafisl) que fez uma cobertura fotográfica colaborativa do evento.

E até o próximo FISL! :)
Postar um comentário