quarta-feira, 24 de junho de 2009

FISL10, primeiro dia

English spoken folks, this is gonna be in pt_BR only, sorry.

Primeiro dia de palestras no FISL 10: Frio, filas e internet que não funciona. Só isso. Brincadeira, tem coisas boas também.

Credenciamento para imprensa/blogs:
O primeiro dia de FISL foi marcado principalmente pela organização ruim do FISL que não dá kit para pessoas da imprensa / blog. Bem, essa separação de um crachá pra imprensa e outro para blogs já é algo que não desceu bem, principalmente hoje em dia e principalmente em se tratando de FISL. E outra, eu paguei normalmente, certo? Por que eu não posso ganhar um kit?

O kit
"Mas até a bolsa você quer?" Sim, já que o cronograma foi impresso num formato de jornal de domingo e só cabe naquela bolsa. Fora o fato que também é mais fácil de acessar durante o evento. Falando mais desse cronograma, pessoal de arquitetura de informações passou bem longe dele. Fizeram uma tabela com vários espaços em branco gerando uma tabela imensa, o que poderia ser reduzido a algo mais compacto e fácil de visualizar.

A infra
Bem a infra já não é culpa do da organização do FISL. Cheguei cedo com a Ursinha e o wireless estava redondo e navegando normal. O sinal do AP ao longo do evento é sempre bom... MAS com a chegada de todos os grupos de usuários do mundo inteiro a coisa complicou um pouco. A medida que a moçada foi chegando, vários AP's foram subindo. Meio dia e a internet já estava inavegável (essa palavra existe?). A quantidade massiva de AP's em mesmos canais estava degradando demais TODO o wireless do evento. Pronto, agora só por cabo.

Mas tem ponto positivo, certo? Sim, palestras.

DNSSEC mess
D. J. Bernstein falou de todos os problemas que a implementação do DNS atual tem. Ataques de hijacking e similares, falou do pequeno acréscimo de seguranção que o DNSSEC introduz e a quantidade de bagunça que ele faz. Falou também o quanto um AP's é vulnerável com um simples script, coisa pouca mesmo.

Redes mesh
Taí, sabe aquele problema do pagrágrafo da infra? Então, resolvido com redes mesh. Se todos os AP's fossem levantados como multiplicadores em oníssono, todo mundo ia ter internet rápida e redonda. Palestra pouco técnica, mas levantou uma bola pra galera da organização de eventos grandes (Campus Party e Encontro da Locaweb, por exemplo). Comecem a pensar, gente. (não sabe o que são redes mesh?)

OpenEmbedded
Boa palestra do Salveti sobre um framework para cross build de aplicativos. Projeto que elimina toda aquela burocracia e trabalho para a cross compilação. Só quem já trabalhou com isso sabe como é complicado a nada trivial.

Amanhã tem mais. Aliás, preciso fazer juz ao crchá que me deram. :-D
Postar um comentário