quarta-feira, 5 de março de 2008

Produtividade com um smartphone

Ou: "Por que a minha vida mudou depois que comprei um N80". Neste post pseudo-publicitário vou falar como minha vida mudou depois que comprei o smartphone Nokia N80. Especificações técnicacas, os aplicativos que uso e as mudanças de comportamento. Espero que seja útil :-)

Especificação técnica: Aqui todo mundo coloca um zilhão de ítens normalmente desnecessários. Vou listar aqui as características que julguei ser mais interessantes:
  • Câmera 3 megapixels e zoom digital 20x.
  • Câmera VGA integrada na parte frontal com zoom digital 2x.
  • Até 40 MB de memória dinâmica interna para dados do usuário e mini cartão SD hotswap de 512 MB.
  • IrDa integrada, Bluetooth 4 e USB 2.0 com velocidade máxima.
  • WLAN integrada (802,11g) & UPnP (Universal Plug and Play)
  • Entregas combinadas e separadas OMA DRM 1.X (para outros conteúdos).
  • Sincronização com o PC através de USB, Bluetooth 4 e IrDa.
O Nokia N80 já está preparado para operar em redes 3G. No entanto, no Brasil esta tecnolgia ainda está "engatinhando". Ainda caros e com tráfego limitado os planos da Claro estão tentando entrar no mercado ainda meio que sem sucesso (mas isso já é outra história). O fato é que por estar projetado para suportar 3G, o N80 já possui uma câmera frontal VGA para video conferências (e isso vai ser demais quando virar moda, lembra do videofone dos Jetsons?).

A memória interna é suficiente para o meu uso (pelo menos). Já estou acumulando quase 400 SMS's na minha caixa de entrada e estou instalando / testando aplicativos a rodo. A expansão foi brilhantemente planejada para ser hotswap: Não precisa desligar / tirar a bateria para retirar o cartão MiniSD - é só abrir a portinha lateral e click. Por enquanto estou com um cartão de 1GB, guardo minhas músicas, podcasts e outros arquivos tranquilamente.

Falando em músicas, o DRM do Symbian ainda não me incomodou em nada - e espero que continue assim. Todas as minhas músicas e filmes tocam normalmente no player do celular.

E o mais fantástico deste celular é o suporte à conexão com redes sem fio 802.11 g/b. Daí pra frente é só felicidade: Email, feeds rss, podcasts, twitter, sync de agendas e calendários, IM, VoIP, SSH... Ufa! Quanta coisa... :-)


Aplicativos: Para cada uma das portas abertas acima encontrei uma solução razoável para meu smartphone:
  • Email: Uso o próprio aplicativo do Google - GMail em Java para ver meus emails. Tem suporte a várias opções do webmail: Marcar como Spam, arquivar, marca como lido, marcar com estrela, etc. Bastante completo e útil.
  • Feeds RSS: Resco News (v1.23.01) - (Obrigado pela indicação da Garota Sem Fio) A grande sacada deste programa é poder importar o OPML do meu Google Reader, baixar todos os feeds e poder ler offline depois. Excelente programa. Interface fácil e intuitiva.
  • Podcasts: Uso o próprio Podcasting (v1.00.2) da Nokia. Não vem junto mas pode ser pego gratuitamente no site da Nokia. Você sincroniza os feeds, faz download dos episódios que quer ouvir e boa. Perfeito.
  • Twitter: Infelizmente ainda não achei um cliente de Twitter para Symbian (se alguém souber, por favor grite). O fato é que estou usando o navegador para acessar o http://m.twitter.com e mandar brasa de lá.
  • Sync de calendários: Melhor que sincronizar calendários do seu PC é sincronizar o calendário do Google Calendar. Com o GooSync você pode sincronizar seu calendário gratuitamente com sua conta no Google. Recomendo fortemente.
  • Instant Messenger e VoIP: Encontrei clientes para várias redes e um com suporte a vários:
  • SSH: Existe um cliente bem compacto para Symbian, o já conhecido PuTTY. Excelente cliente SSH. Num momento de desespero quando acontece algum problema no servidor, você poderá acessá-lo apartir do seu dispositivo móvel.
  • Browser: Uso o Opera Mini, já que o Opera Mobile é pago. A navegação é muito melhor que o browser da Nokia e ocupa menos em RAM.
Comportamento:
Pronto, já virou costume, não saio de casa sem me sincronizar com a minha vida digital: Dou um sync no meu GooSync pra saber das minhas tarefas, sincronizo meus feeds para ler no ônibus, coloco algumas músicas e pronto.

Essa mobilidade é começa a ficar tão transparente que você nem percebe. Está vendo TV e quer ver seus emails, nem precisa ir ao notebook / logar / etc, é só sacar o celular do bolso.

Outro ponto interessante é a possibilidade de estar online em qualquer lugar que tenha um hotspot. Idéias assim possibilitam o surgimento do Twitxr e por que não um WarChalking mais fácil e discreto.

Conclusão:
Pra mim é uma viagem sem volta. Não entendo mais como seria minha vida sem um smartphone. Muitas facilidades de organizar minhas tarefas e consumir minhas fontes de mídia favoritas de forma mais fácil e dinâmica. Cuidado quando for tentar, vicia. :-)

7 comentários:

Anônimo disse...

Cara, senti falta de exemplos reais, por exemplo, antes era assim e agora é assado, bem melhor. Mas com a ajuda do gordo conclui uma coisa, a mobilidade só funciona para pessoas móveis que viajam bastante. Pra mim que saio de casa vou pro trabalho e volto pra casa não serve, eu sempre tenho um pc com internet por perto, raramente não tenho.

Michael C. Buratti disse...

Os Smartphones vieram apra ficar.
Com a maior restrição no uso das rede corporativas, ter um dispositovo proprio fica cada vez mais necessário, já que é tendencia você não poder usar o computador do trabalho para ver emails por exemplo.

Uma coisa que vejo falta no N80 é a falta de GPS e um sistema operacional como o Linux ou Windows Mobile, pois facilitaria um monte para usos como warchalking por exemplo.

Eu por exemplo frequentemente sinto falta de um Excel ou poder acessar um servidor de colaboração como o Exchange.

Mas ao meu ver, o grande problema ainda é o custo e a limitação dos planos de acesso. Muito caros ao meu ver.

Fernanda disse...

meu aniversário tá chegando (20 diaaaaaas!) aceito um de presente! :-P

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o Gustavo. Não importa o quão boa seja a tecnologia mas sim o uso que se faz dela. Os benefícios que um dispositivo móvel pode trazer para a produtividade dependem do estilo de vida que se leva. Se você apenas mudou alguns hábitos para melhor, perfeito! Mas se adquiriu outros pra fazer jus ao aparelho, aí já não vale a pena.

:marina: disse...

1º eu aceito empréstimo do livro de desenhos de sp!

2º preciso dar uma palavrinha com o sr. Acha que consegue entrar no msn hoje pós 22:30hs ou amanha?

bj

Anônimo disse...

Olá Eduardo

Como faço para importar os OPML do meu Google Reader (meus Feeds) no Resco News?

Estou aqui batendo cabeça...rs

Obrigada

Kaka
N95-1

Eduardo Otubo disse...

Olá Kaka!

1) Tu manja exportar a sua lista OPML do Google Reader, certo? Vou partir do princípio que já. Bom, mas se não souber é só perguntar :-)

2)O processo de importar é meio gambiarrento mesmo:
1- Mande o seu OPML para seu celular e coloque na pasta Others/.
2- Renomeie o arquivo de modo que tenha a extensão .opml - Só assim o Resco News vai entender.
3- Abra o Resco News e vá à aba Channels no topo da tela.
4- Aperte: Options / Tools / Import. Daí é só selecionar o arquivo .opml que você colocou no seu celular.

Qualquer dúvida mande e discutimos!

[]'s