quarta-feira, 5 de março de 2008

Produtividade com um smartphone

Ou: "Por que a minha vida mudou depois que comprei um N80". Neste post pseudo-publicitário vou falar como minha vida mudou depois que comprei o smartphone Nokia N80. Especificações técnicacas, os aplicativos que uso e as mudanças de comportamento. Espero que seja útil :-)

Especificação técnica: Aqui todo mundo coloca um zilhão de ítens normalmente desnecessários. Vou listar aqui as características que julguei ser mais interessantes:
  • Câmera 3 megapixels e zoom digital 20x.
  • Câmera VGA integrada na parte frontal com zoom digital 2x.
  • Até 40 MB de memória dinâmica interna para dados do usuário e mini cartão SD hotswap de 512 MB.
  • IrDa integrada, Bluetooth 4 e USB 2.0 com velocidade máxima.
  • WLAN integrada (802,11g) & UPnP (Universal Plug and Play)
  • Entregas combinadas e separadas OMA DRM 1.X (para outros conteúdos).
  • Sincronização com o PC através de USB, Bluetooth 4 e IrDa.
O Nokia N80 já está preparado para operar em redes 3G. No entanto, no Brasil esta tecnolgia ainda está "engatinhando". Ainda caros e com tráfego limitado os planos da Claro estão tentando entrar no mercado ainda meio que sem sucesso (mas isso já é outra história). O fato é que por estar projetado para suportar 3G, o N80 já possui uma câmera frontal VGA para video conferências (e isso vai ser demais quando virar moda, lembra do videofone dos Jetsons?).

A memória interna é suficiente para o meu uso (pelo menos). Já estou acumulando quase 400 SMS's na minha caixa de entrada e estou instalando / testando aplicativos a rodo. A expansão foi brilhantemente planejada para ser hotswap: Não precisa desligar / tirar a bateria para retirar o cartão MiniSD - é só abrir a portinha lateral e click. Por enquanto estou com um cartão de 1GB, guardo minhas músicas, podcasts e outros arquivos tranquilamente.

Falando em músicas, o DRM do Symbian ainda não me incomodou em nada - e espero que continue assim. Todas as minhas músicas e filmes tocam normalmente no player do celular.

E o mais fantástico deste celular é o suporte à conexão com redes sem fio 802.11 g/b. Daí pra frente é só felicidade: Email, feeds rss, podcasts, twitter, sync de agendas e calendários, IM, VoIP, SSH... Ufa! Quanta coisa... :-)


Aplicativos: Para cada uma das portas abertas acima encontrei uma solução razoável para meu smartphone:
  • Email: Uso o próprio aplicativo do Google - GMail em Java para ver meus emails. Tem suporte a várias opções do webmail: Marcar como Spam, arquivar, marca como lido, marcar com estrela, etc. Bastante completo e útil.
  • Feeds RSS: Resco News (v1.23.01) - (Obrigado pela indicação da Garota Sem Fio) A grande sacada deste programa é poder importar o OPML do meu Google Reader, baixar todos os feeds e poder ler offline depois. Excelente programa. Interface fácil e intuitiva.
  • Podcasts: Uso o próprio Podcasting (v1.00.2) da Nokia. Não vem junto mas pode ser pego gratuitamente no site da Nokia. Você sincroniza os feeds, faz download dos episódios que quer ouvir e boa. Perfeito.
  • Twitter: Infelizmente ainda não achei um cliente de Twitter para Symbian (se alguém souber, por favor grite). O fato é que estou usando o navegador para acessar o http://m.twitter.com e mandar brasa de lá.
  • Sync de calendários: Melhor que sincronizar calendários do seu PC é sincronizar o calendário do Google Calendar. Com o GooSync você pode sincronizar seu calendário gratuitamente com sua conta no Google. Recomendo fortemente.
  • Instant Messenger e VoIP: Encontrei clientes para várias redes e um com suporte a vários:
  • SSH: Existe um cliente bem compacto para Symbian, o já conhecido PuTTY. Excelente cliente SSH. Num momento de desespero quando acontece algum problema no servidor, você poderá acessá-lo apartir do seu dispositivo móvel.
  • Browser: Uso o Opera Mini, já que o Opera Mobile é pago. A navegação é muito melhor que o browser da Nokia e ocupa menos em RAM.
Comportamento:
Pronto, já virou costume, não saio de casa sem me sincronizar com a minha vida digital: Dou um sync no meu GooSync pra saber das minhas tarefas, sincronizo meus feeds para ler no ônibus, coloco algumas músicas e pronto.

Essa mobilidade é começa a ficar tão transparente que você nem percebe. Está vendo TV e quer ver seus emails, nem precisa ir ao notebook / logar / etc, é só sacar o celular do bolso.

Outro ponto interessante é a possibilidade de estar online em qualquer lugar que tenha um hotspot. Idéias assim possibilitam o surgimento do Twitxr e por que não um WarChalking mais fácil e discreto.

Conclusão:
Pra mim é uma viagem sem volta. Não entendo mais como seria minha vida sem um smartphone. Muitas facilidades de organizar minhas tarefas e consumir minhas fontes de mídia favoritas de forma mais fácil e dinâmica. Cuidado quando for tentar, vicia. :-)
Postar um comentário