sábado, 13 de julho de 2013

Entendendo a digestão de um bebê.

Este post vai ser menos poético e mais técnico que o outro. Se não te interessa saber sobre refluxo e como evitá-lo, pode voltar a ler o seu jornal.

Pois bem, Carolina estava tendo bastante problema de refluxo, Marcelle vasculhou os confins da deep-web e encontrou o recomendado Dr David Costa, osteopata - Ele atende na academia Companhia Atletica, perto da Avenida dos Bandeirantes em São Paulo. Ele apelou pra tudo o que eu acredito nessa vida, a ciência. Explicou com detalhes de anatomia e química do por que a Carol ter refluxo e por que as vezes isso é normal. Neste post vou tentar entregar um pouco do seu ouro. Mas de qualquer forma, recomendo muito a consulta, médico atencioso, paciente e ouve os pais com seus problemas.

Antes de tudo um aviso importante: EU NÃO SOU UM PROFISSIONAL DA SAÚDE. Use este post como uma orientação e se tiver problemas procure um médico.

1) Meu filho mama muito bem no peito esquerdo, relaxa e até dorme; mas no peito direito ela fica inquieto e irritado. Por que isso acontece?
Pelo desenho do aparelho digestivo acima, nota-se que a saída do estômago é uma caída suave para a esquerda. Ora, se o bebê se inclina para a esquerda (fazendo o contato barriga-com-barriga que as mamães já estão por dentro) para mamar, o estômago é mais facilmente esvaziado, dando uma sensação de alívio ao bebê. O contrário também é válido, se ele se inclinar para o lado direito, o leite vai se acumulando do lado direito do estômago, ele logo fica empapuçado e fica com sentimentos misturados: Ainda tenho fome, mas algo me incomoda = choro. Então a dica aqui é: comece pelo peito direito, quando empapuçar, mande para o esquerdo e deixe ele relaxar.

2) Meu filho regurgita SEMPRE depois de mamar. O que faço?


Isso é normal. Existe um músculo circular em formal de anel que separa o estômago do esôfago chamado de Cárdia. Este músculo não é forte e nem possui reflexo para fechar ou abrir direito em bebês. Isso significa que, com o estômago cheio de leite - as vezes cheio demais - é natural que alguma coisa saia. Mas atenção, esse refluxo é de cor branca e fluida, assim como o leite. Caso seja em formato de queijo, veja o item 3.

3) Quando meu bebê regurgita, sai um queijo e ele fica muito irritado e chora muito. O que faço? 

Isso tem a ver com o a fermentação do leite no estômago. Leite fermentado nada mais é do que queijo, se ele regurgitar queijo, quer dizer que o tempo entre as mamadas está errado. Ele fica irritado por que o PH dessa solução que fica no estômago é ácido, é só lembrar daquele seu porre que você vomitou até ficar com a garganta ardendo, bem era por causa disso.

Então, quando ele começar a mamar, ligue o cronômetro e não deixe passar de 30 minutos. Depois de 30 minutos, o estômago já começa a digerir o leite e este começa a virar queijo. Qualquer estímulo na cárdia pode fazer ele regurgitar e isso vai irritá-lo bastante. Depois disso tente respeitar o período mínimo de 2 horas para concluir a digestão antes de dar mais comida.

Embora bastante explicativas, essas dicas obviamente não são tudo. As vezes, ele vai acordar no meio da noite com dor de barriga, as vezes não vai querer dormir. Nessas ocasiões, boa sorte.

7 comentários:

Unknown disse...

Me ajudou bastante!!!

Uli disse...

Uau!!! Como é dificil encontrar informações assim, parabens!!!

Unknown disse...

Adorei! Faz muito sentido

Unknown disse...

O meu filho se engasga muito as vezes quando esta a dormir e as vezes mesmo acordado. O que segnifica isso?porfavor ajuda-me

Anônimo disse...

Também tenho esse problema com meu bebê. A pediatra me disse que pode ser a diminuição do tônus muscular na região do pescoço. Vou levá-lo a uma fono para avaliar.

Unknown disse...

Vai me ajudar bastante obrigado pelas explicação.

Unknown disse...

Ms quando está mamando no peito esquerdo o bebê está deitado para o lado direito???