domingo, 15 de maio de 2011

Xoom Brasileiro Vivo 3G atualizado (sem querer) pro Android 3.1


en_US friends: Gonna write this post in pt_BR since this weird update only regards to brazilian devices. But if even you even though have questions, post it and I'll be glad to help :)

Já adianto que o procedimento que vou descrever aqui VIOLA SUA GARANTIA E DESABILITA A FUNÇÃO 3G, esse disclaimer é sempre o mesmo, mas não custa falar pra tirar o meu da reta :)

[obs: Desabilitar o 3G, pra mim, não é la grande problema já que eu não tenho plano de dados só pro tablet e uso majoritariamente em casa. Se essa dinâmica se aplica a você, e se você gosta de se meter a besta de atualizar seus devices, então siga em frente]


Poise, consegui a façanha bizarra de atualizar meu Motorola Xoom brasileiro sem querer. Certo, certo, a idéia era sim rootear e atualizar pro 3.1, mas eu só consegui isso depois de flashar todos os boot[root].img que encontrei. Só depois de quase brickar (e me cagar nas calças) eu decidi reflashar as imagens originais e FÃ: Descubro que a Motorola ainda não liberou as imagens pro modelo MZ605, o 3G brasileiro. Só me restou flashar a imagem do MZ604 (que é wifi only e por isso o disclaimer) e qual a surpresa? No dia seguinte tinha atualização OTA disponível pra mim! Yay! [obs: No site da Motorola tem sim outras imagens, com suporte a 3G inclusive, mas só as imagens do modelo MZ604 bootaram]

[UPDATE 16/maio] Só pra constar, para flashar uma imagem no Motorola Xoom você vai precisar de M$ Windows e seus Motorola drivers, além do Android SDK (para usar o fastboot). O procedimento para de fato flashar estão no próprio site da Motorola.

Mas no fundo no fundo atualizar o tablet era só foguinho de nerd. As atrações legais que a atualização trás (filmes no Market e o Google Music) ainda não estão disponíveis aqui no Brasil ainda.

16 comentários:

Renan Schunck disse...

Caro Eduardo tudo bem ? Encontrei este seu post fuçando uma solução para atualizar meu xoom wi-fi com honeycomb 3.1. O que quase me fez comprar um ipad 2 é a ausencia da angustia de ver consumidores de outros países recebendo atualizações primeiro que nós (coisa que a motorola é craque em fazer) ... Me chamou atenção sua atualização OTA, vc mora no Brasil ? Se morar nossos problemas estão resolvidos, é só flashar a img disponível no site da motorola americana e meu xoom será reconhecido como gringo, certo ?
Se for isso mesmo, pode me ajudar ? Sou completamente leigo nisso, não faço a menor idéia de como instalar o honeycomb 3.1 no meu xoom.. na verdade nem baixar consegui... Obrigado

Renan

Eduardo Otubo disse...

Renan,

1) Neste último Google IO, A Motorola (entre outras empresas que usam Android como sistema operacional) *prometeram* lançar atualizações no mundo todo ao mesmo tempo. Sem ter mais essa de ficar esperando sair atualização pro device brasileiro. Eu só não sei quando exatamente isso entra em vigor, ou se já vale pro Xoom e tal.

2) Sim, moro no Brasil. Só flashar com a imagem MZ604 e esperar a atualização OTA.

Qualquer coisa só comentar que eu ajudo :)

[]'s

Renan Schunck disse...

É rapaz, fiquei sabendo da "promessa", mas acredito sinceramente que o galaxy tab 10.1 chegará primeiro no Brasil com o honeycomb 3.1.

Fiz o cadastro no motodev e baixei a imagem do MZ604.... Mas não sei como proceder, sou usuario de Iphone e o xoom é meu primeiro android device...

Apesar de não ser programador, não me considero um usuário "tapado" hehe.. então se puder me indicar um tutorial agradeço.

Obrigado pela atenção.

Eduardo Otubo disse...

Renan,

Se você usa Windows, é só instalar os drivers da Motorola (que é um executável) e o SDK do Android (que tem explicações na própria página.) Daí você baixa as imagens do site da Motorola e segue as instruções de lá mesmo.

A única coisa que o site da Motorola não explica é que, pra executar aqueles comandos, você precisa:

1) Estar na pasta onde você instalou o SDK e que contenha o comando 'fastboot'. Daí você abre a tela de comandos do Windows e vai praquela pasta e tal.
2) Estar no booloeader do aparelho: Você consegue isso desligando o tablet e religando com o volume pra baixo apertado.
3) Talvez você precise destravar o aparelho: Uma vez no bootloader, digite: "fastboot oem unlock"

Se tiver algum problema grita ai :)

[]'s

Renan Schunck disse...

É meu caro, já baixei e instalei o sdk... mas sou mais tapado do que imaginava hehe... vou ter que gastar um tempinho no domingo mesmo..

Valeu !

Lucas Leão disse...

Você baixou a imagem para xoom wifi brazil ou us retail? E as melhorias que vc talvez não tenha notado diz respeito à leitura do microsd e de trabalhar como host para dispositivos usb... o que, com um conversor usb-microusb te permite conectar um teclado, um mouse ou um pendrive

Eduardo Otubo disse...

@Lucas,

Recentemente saiu um tutorial com dicas melhores pra atualizar o Xoom brasileiro, segui e funcionou perfeitamente aqui :) - http://www.euandroid.com.br/tutoriais/2011/06/atualizando-o-motorola-xoom-3g-brasileiro/

Boa sorte, qualquer coisa só postar ai :)

Marco disse...

Boa tarde Eduardo.
vc sabe me dizerr se o contrario doque vc fez da certo...
eu tenho o 604, mas realmente preciso do 3G mais do que a Wi-Fi,
se colocar a img com Wi-Fi e 3g ele habilita?!?

Eduardo Otubo disse...

@Marco,

Ainda não confirmei, mas aparentemente o procedimento do EuAndroid habilita wifi e 3g também, acho que vale a tentativa. :)

Qualquer coisa estamos ai.

;) disse...

Olá, dá uma passadinha lá?
Lindo aqui.
Beijoos.
www.booksandsoul.blogspot.com

Maria disse...

Viva,

Bom artigo.

Se gostas de escrever anda ao www.empregocasa.com e candidata a uma vaga de blogger que te interesse.

:-)

Sylvio de Alencar. disse...

Estive aqui mas não pude comentar nada... tive que instalar o Chrome pra poder falar aqio.

Vc está de parabéns. Achei seu blog massa.
é isso.
Abraços!

(Esse negócio de palavras de verificação é um pé no saco, além de inócua).
:)

Anônimo disse...

Acessei o site da motorola, baixei a imagem XOOM WIFI USA (3.0.1), fiz o FLASH para o equipamento utilizando o Android SDK, já no primeiro boot identificou a update disponivel para 3.1, feito o update, após boot com 3.1 ja identificou update para 3.2.

Estou com Android 3.2!! :-)

Procedimento facil, baixo risco (mas fiquem cientes de que existe risco)

O meu é o XOOM WIFI brasileiro.

Flávio disse...

Caro Eduardo Otubo,

Estou ajudando uma amiga que comprou nos EUA um XOOM sem 3G.

Ela tem um Modem HUAWEI e173.

O que preciso fazer para instalá-lo?

Grande abraço e obrigado

Anônimo disse...

88pascher.com sac a main louis vuitton sac burberry sac chanel chaussures puma chaussures nike tee shirts louis vuitton chanel femmes tee shirts sitemapproducts.xml sitemapproducts.xml sitemapproducts.xml sitemapproducts.xml

Dionísio disse...

eû comprei o meu nna FastShop nesse ultimo feirao de tablet, paguei 1200,00 em um Xoom 3G. e o engracado q ele esta informanndo nas config, q estou com o android 3.2, sem motoblur, isso confere? eu gosto do motoblur, tem no meu Defy. eu uso. e agora? posso colocar nele o motoblur? e esse 3.2 eh a ultima versao?