sábado, 11 de dezembro de 2010

GasFinder hits Android Market

GasFinder, o pequeno embrião que nasceu no Yahoo! Open Hack Day deste ano, passou pelo Conip e com versão até pro o Maemo agora ganha uma versão oficial pro Android. Sim meu caro! Duas semanas de intenso trabalho num projeto que está completamente fora do meu universo: Java, Android, JSON e telas em XML. Cá estamos e é com orgulho que apresento o GasFinder. Ainda em sua primeira versão super alfa, mas já é oficial para Android Market. Você pode procurar por GasFinder no Android Market ou pode scanear o código ao lado :-)


Tela inicial: lista de postos e tipos de ordenação


Segunda tela: Endereço do posto, preços dos combustĩveis e possibilidade de ligar, ver no mapa e compartilhar nas redes sociais.

O que é, pra que serve e como funciona? Muito simples comissário! GasFinder é um aplicativo que utiliza de seu local de GPS (ou informação de Wifi) para pesquisar os postos de combustível mais perto de você. O aplicativo é separado em duas partes: A primeira é o back-end (bot) que raspa os dados do site da ANP e transfere para um banco de dados, obra prima do Luciano Camilo (ninja e parceiro do projeto) - então, teoricamente, temos as informações de todos os postos de combustível do Brasil. How cool is that!? :-D A outra parte é a aplicação, eu chamo uma URL com parâmetros de latitude e longitude e recebo um JSON com todas as informações dos postos da região. Da pra ordenar por preço, por distância, ver no mapa, compartilhar e ligar pro posto.


Um dos objetivos de lançar esta versão *agora* era para participar do concurso Android Lab da Huawei que encerrou as inscrições dia 10/dez. Bem, nem precisa dizer, aplicativo open source, ainda bastante bugado, então... Reportem bugs, mandem emails, dêem sugestões e feedbacks! :-)

Special thanks to: Luciano (partner no projeto, cuidou de toda a parte de back-end e garimpagem de dados), namorada (que me aguentou por algumas semanas sem dormir direito), PradoG (que teve saco pra me ajudar com Java) e Felipe Fedel (que tem as manhas de integrar Java e JSON). Thank you all, bros :-)

[update] Para quem estranhamente não está conseguindo instalar do Android Market, aqui vai o link direto para GasFinder no meu Public do DropBox. Qualquer problema, por favor, me avisem nos comentários.
Postar um comentário