sábado, 11 de dezembro de 2010

GasFinder hits Android Market

GasFinder, o pequeno embrião que nasceu no Yahoo! Open Hack Day deste ano, passou pelo Conip e com versão até pro o Maemo agora ganha uma versão oficial pro Android. Sim meu caro! Duas semanas de intenso trabalho num projeto que está completamente fora do meu universo: Java, Android, JSON e telas em XML. Cá estamos e é com orgulho que apresento o GasFinder. Ainda em sua primeira versão super alfa, mas já é oficial para Android Market. Você pode procurar por GasFinder no Android Market ou pode scanear o código ao lado :-)


Tela inicial: lista de postos e tipos de ordenação


Segunda tela: Endereço do posto, preços dos combustĩveis e possibilidade de ligar, ver no mapa e compartilhar nas redes sociais.

O que é, pra que serve e como funciona? Muito simples comissário! GasFinder é um aplicativo que utiliza de seu local de GPS (ou informação de Wifi) para pesquisar os postos de combustível mais perto de você. O aplicativo é separado em duas partes: A primeira é o back-end (bot) que raspa os dados do site da ANP e transfere para um banco de dados, obra prima do Luciano Camilo (ninja e parceiro do projeto) - então, teoricamente, temos as informações de todos os postos de combustível do Brasil. How cool is that!? :-D A outra parte é a aplicação, eu chamo uma URL com parâmetros de latitude e longitude e recebo um JSON com todas as informações dos postos da região. Da pra ordenar por preço, por distância, ver no mapa, compartilhar e ligar pro posto.


Um dos objetivos de lançar esta versão *agora* era para participar do concurso Android Lab da Huawei que encerrou as inscrições dia 10/dez. Bem, nem precisa dizer, aplicativo open source, ainda bastante bugado, então... Reportem bugs, mandem emails, dêem sugestões e feedbacks! :-)

Special thanks to: Luciano (partner no projeto, cuidou de toda a parte de back-end e garimpagem de dados), namorada (que me aguentou por algumas semanas sem dormir direito), PradoG (que teve saco pra me ajudar com Java) e Felipe Fedel (que tem as manhas de integrar Java e JSON). Thank you all, bros :-)

[update] Para quem estranhamente não está conseguindo instalar do Android Market, aqui vai o link direto para GasFinder no meu Public do DropBox. Qualquer problema, por favor, me avisem nos comentários.

19 comentários:

Isa disse...

Quando vc tiver um tempo, me mosta como funciona?
Amiga orgulhosa =)

1 puta beijo!

Eduardo Otubo disse...

Certamente, minha cara! :-)

Anônimo disse...

po, não achei a aplicação. Tem 167 ocorrências para 'gasfinder'. Fiz o scan do qr, mas pname.com:gasfinder não foi encontrado.
Como que eu posso pegar esse aplicativo??? :-)
Abraços e parabéns!

Eduardo Otubo disse...

Anônimo,

Se você usar Market Enabler ou qualquer outra coisa que mude a sua localização do telefone não vai funcionar mesmo por que o app é só pros brazucas.

Se não puder mudar a sua configuração (ou tiver qualquer outro problema) eu posso mudar a localização nas configurações :-)

Abraço e obrigado!

Rodrigo disse...

Vc nao tem um link com o apk direto? Por hora nao quero rotear meu telefone.

Eduardo Otubo disse...

Olá Rodrigo,

Não precisa de root não! Mudei as configurações no Market para que qualquer país possa encontrar o app, veja ai, se mesmo assim não encontrar eu te mando o link pro apk direto :-)

Obrigado!

Jonas Nonato disse...

quero um para Iphone, tem?

Eduardo Otubo disse...

Jonas,

Não tem pra iPhone ainda não, mas dependendo do número de pessoas que quiserem, podemos mudar os planos :)

Danne MCA disse...

Muito legal o app parabéns por começar a programar para Android, mas eu fiquei de olho mesmo no ícone da bateria com a porcentagem explícita =D . Comofas/

Eduardo Otubo disse...

Danne,

Valeu mesmo ai, stay tunned for updates. Quanto ao lance da bateria, eu não sei se é do Froyo ou do Cyanogem Mod.

[]'s

Rodrigo disse...

Eduardo,

Tentei de novo, tanto pelo qrcode como procurando pelo search do market. O resultado de ambos é o mesmo que Anonimo falou nos primeiros posts.
Bem, sou novo com celular com android entao pode ser que esteja fazendo algo errado :)

Eduardo Otubo disse...

Rodrigo, Anônimo e demais: Atualizei o post com o link direto para o APK. De qualquer forma, quando atualizar vou sempre fazer um post com a versão nova aqui no blog (incluindo o link direto pro apk no dropbox)

Obrigado pelos avisos gente. :-)

[]'s

Rodrigo disse...

Funcionou, consegui instalar pelo apk. Não consegui testar pq aqui dentro nao funciona gps, mas vou ver assim q sair para almocar

Obrigado

Kairion disse...

Seria legal fazer uma versão para Symbian^3 e publicar na Ovi Store.

Eduardo Otubo disse...

@Felipe,

Mesmo caso do iPhone. :-)

Mas aceitamos ajudas!

Anônimo disse...

Eduardo, ele esta fechando em meu Galaxy Tab P1000, aguardando correção.

Eduardo Otubo disse...

Opa, vou investigar, obrigado pelo feedback!

Anônimo disse...

Nao consegui baixar pelo link.

Se puder colocar o link novamente agradeço,

obrigado.

Anônimo disse...

88pascher.com sac a main louis vuitton sac burberry sac chanel chaussures puma chaussures nike tee shirts louis vuitton chanel femmes tee shirts sitemapproducts.xml sitemapproducts.xml sitemapproducts.xml sitemapproducts.xml