quarta-feira, 3 de março de 2010

Atualizando Motorola Milestone Brasileiro para Android 2.0.1

Disclaimer: Todo o procedimento aqui descrito foi concedido gentilmente pelo Rodrigo Haydt.

Disclaimer2: É com muita dor no coração que digo que neste tutorial usaremos Windows e ferramentas proprietárias de código fechado da Motorola. O que particularmente é um absurdo. Pra que diabos a gente precisa de ferramentas proprietárias e que rodem no Windows pra flashar um device que roda Linux? Mas enfim, dancemos conforme a música :-(

Disclaimer3: Faça todo este procedimento por sua conta em risco. Fazer de forma errada o procedimento pode brickar seu telefone e transforma-lo em um elegantíssimo peso de papel. Tenha certeza que seu celular esteja carregado em 100% e que não haverá falhas ou interrupção de energia elétrica - recomendo fazer de um notebook para evitar este último.
1) A receita de bolo é bastante simples, pegue os ingredientes:
Motorola Driver Installation 4.2.0 - Windows (32bit / 64bits)
RSD Lite 4.6 [update: o arquivo não está mais neste servidor, não achei na busca que fiz. Se alguém achar poste ai nos comentários]
2) Pegue a imagem inglesa do Android 2.0.1 que instalaremos no celular e descompacte. [update: imagem brasileira do android 2.0.1 já disponível] [update2: imagem européia do android 2.1 já disponível]

3) Em seu Milestone, vá em Settings > Applications > Development e ative o USB Debugging.

4) Conecte seu telefone ao computador pela porta USB utilizando o cabo de dados.

5) Espere até o Windows achar seu device, instalar os drivers e tal e coisa. Tudo isso feito, abra o RSD Lite e espere até que o device A853 apareça na tabela.

6) Selecione o arquivo de imagem que você descompactou na caixa de texto e clique em Start.

7) Agora é a hora que a mágica do software proprietário acontece. Todo o processo vai demorar uns 10min e o telefone irá rebootar umas 3 vezes. O RSD Lite eventualmente pedirá pra ligar o celular e como você leu este tutorial você NÃO FARÁ ISSO. Seja paciente e espere até que esteja escrito Finished e PASS na tabela do RSD Lite.

Pronto, agora você tem o Android 2.0.1 no seu Motorola Milestone GSM Brasileiro. E aí, o que eu ganho com isso? Agora você vai poder instalar o Google Earth (que é mais cool do que útil por enquanto), vai poder instalar um novo aplicativo pro Dock (que é menos brilhante e você poderá dormir com mais facilidade) e vai poder instalar um novo Home (que é o nativo do Nexus 1, é cool também, mas ainda ta cheio de bug). Agora sério, a atualização deixou o Android mais rápido e aquelas travadas (e até reboots) esporádicos sumiram. A tela me pareceu mais responsiva e o consumo de bateria diminuiu sensivelmente.

Downgrade: Caso você não tenha gostado, ou tenha bugado seu telefone por algum motivo, você pode fazer o downgrade usando o mesmo procedimento mas com a imagem do Android 2.0.

Importante: O upgrade conserva todas as configurações do seu aparelho, o que não é verdade no caso do downgrade. Seu celular vai estar como se estivesse tirado da caixa.

Postar um comentário