Sim, eu realmente estava preparando um post-retrospectiva-2009. Escrevi algumas linhas e já parei no primeiro parágrafo achando tudo muito chato. Não me agradou bater na mesma tecla. A um certo tempo eu já estava pensando em escrever um post não-técnico pra falar um pouco de fotografia e o que eu tenho feito sobre o assunto esse ano. Ué, não haveria ocasião melhor! :-). A idéia do post é bastante simples, vou listar algumas fotografias e dizer por que elas são importantes pra mim. Espero que gostem :-)
[update: o layout maldito do blog cortou a borda direita das fotos, se quiser vê-las no tamanho real/ideal é só seguir o link na própria foto :-)]
[update: o layout maldito do blog cortou a borda direita das fotos, se quiser vê-las no tamanho real/ideal é só seguir o link na própria foto :-)]
Esta particularmente marca a mudança de visão que comecei a ter quando comecei a fazer o curso de fotografia. Comecei a aplicar algumas técnicas, como a profundidade de campo curta, o enquadramento enfatizando a perspectiva e a ausência de cor.
Esta foto foi no Jardim Botânico de Jundiaí. Foi a primeira aplicação da regra dos terços. As cores da Fuji também ajudaram bastante a deixar a fotografia interessante.
Sujinho's Bar- Rio Claro. Bar famoso por afogar as mágoas das provas da faculdade. Gostei do tema, das cores e da saudades.
Esta foi na primeira saída fotográfica do curso. Gostei particularmente dessa por que foi aí que saquei a idéia de usar a grande-ocular.
Roda de capoeira - feira de artesanato na feira da rua do Lavradio. Descobri a importância de fotografar no modo burst os assuntos muito rápidos. Disparo uma metralhada de cliques e depois escolho a que mais gostei. E dessa, em especial, os olhares me chamaram mais a atenção.
E falando em olhares, fomos à 7 de abril a procura da famigerada 50mm. Esse é um dos efeitos dela, a profundidade de campo fica tão curta que consegue-se diferença de foco entre os olhos de um mesmo rosto. Adoramos. Tornou-se nossa lente favorita desde então.
Essa laranja não é exatamente uma boa foto, mas foi a primeira tentativa de se fazer o "macro de pobre". A técnica é bastante simples, você só precisa tirar a lente e segurá-la ao contrário na frente da câmera. Tem outras experiências com essa técnica no meu flickr que deram mais certo que essa :-)
Amigos punk. Da esquerda pra direita são: Edjunior, Kleber e Sérgio. Essa foi a primeira experiência em fazer revelação em processo cruzado. Fotografei usando Fujichrome (asa 100) e revelei como sendo filme negativo. Deu no que deu, amigos verdes marcioanos em Porto Alegre.
E esta foi a minha fotografia predileta por um bom tempo. Fiz essa com um filme Neopan (asa 400) na Avenida dos Imigrantes em Jundiaí, já estava quase anoitecendo. Nenhuma técnica experimental ou efeito especial, foi apenas o sentimento pra fora que me fez conseguir captar esse momento.
E foi então que convidaram o pessoal da lista pra fotografar a gravação do clipe do Pullovers. Pronto, descobri que fotografar bandas não é um bicho de sete cabeças e pode ser muito prazeroso principalmente se você gosta do som. E foi o que aconteceu.
O primeiro show a noite que eu fotografei o do Instiga no Studio SP. A experiência foi sensacional, principalmente por que a luminosidade do lugar é muito dramática, não tem luz branca direta e tal. Agradou bastante.
Esta foto foi num dos finais de semana mais legais do ano. Conheci todo mundo que eu só conhecia no mundo virtual-sô. Pessoal de Belo Horizonte foi EXTREMAMENTE acolhedor e simpático. Bebemos, discutimos projetos, hackeamos e até deu tempo de passear no final de semana. Só tenho a agradecer :-)
Eu e Má saímos de férias e fomos passar dois dias em Petrópolis. Fiz essa foto no interior da catedral principal da cidade. Não conheço a pessoa que está rezando, não sei nem se ela está pedindo, se está agradecendo ou se está dormindo (hey, por que não?), mas desde então, esta é a minha favorita, nunca mais fiz fotos que me deixassem tão feliz com o resultado.
E foi assim que o pessoal do Rock'n'Beats me convidou pra fotografar os shows deles. E esse é o esquema, você ouve música que você gosta, fotografa e ainda toma umas cervejas. Gostei muito da combinação.
Esta é a última brincadeira que andei aprontando: Lomografia. Um filme cromo AGFA (asa 100) e uma simples action sampler fazer a vida muito mais divertida. Ainda preciso aprender a fotografar com essa combinação, mas o primeiro resultado até que agradou. :-)
E esta é a hora que eu termino o post desejando feliz ano novo, felicidade, saúde e sucesso a todos os leitores (os que não são leitores terão unhas encravadas o ano todo). Um abraço e até ano que vem! :-)
Disclaimer: Todas as fotos são minhas e estão disponíveis em meu flickr: http://www.flickr.com/photos/otubo/. Aspodem ser usadas segundo a licença Creative Commons.
2 comentários:
Muito bacana. Deixou de ser wannabe =)
Que lindas as fotos, dú. Que orgulho de vc. Lindo qdo conhecemos algo e nos apaixonamos, não é ? e fotografia... além de paixão, nos permite registrar momentos que duram pra sempre. Nos permite alinhar visão, pensamento e coração... e o modo de olhar é sempre único. O seu modo de ver o mundo é lindo...
Bjão da prima que te ama!
Postar um comentário