terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Campus Party, redes mesh e cibercrimes

Com o objetivo de não ser só mais um post sobre Campus Party no mar da blogosfera brasileira, vou falar de uma das coisas que mais me chamou a atenção. Mas calma, nada de Tim Berners Lee, Teatro Mágico, a treta com oDe Leve e muito menos das Coelhinhas. Sergio Amadeu, em seu belo discurso pela liberdade da internet, citou as redes mesh. Prepare-se então para ler um pouco mais e entender a tecnologia que pode te incriminar se a lei do nosso caro Azeredo entrar em vigor do jeito que está.

Redes mesh são redes sem fio que transportam dados do mesmo jeito que as redes wireless fazem. Mas qual a diferença das redes mesh para a rede wifi do café que eu vou sempre? A diferença está na arquitetura da rede. Enquanto você se conecta em uma rede wifi através de um access point, em uma rede mesh você se conecta no cara do lado. As figuras abaixo mostram melhor a topologia da rede.


(topologia em estrela, todos se conectam diretamente à internet.)



(topologia em malha da rede mesh, todos se conectando entre si para achar um caminho até a internet)
 
 
Ou seja, a rede toda em forma de malha evita a necessidade de possuir vários access points para cobrir um local muito grande. Faz com que cada nó da rede se torne um roteador/gateway. Seu computador não usa o access point lá do outro lado do galpão, usa o computador do seu lado como gateway. Bom, e por ai vai.

Momento da fofoca: Segundo o que ouvi por ai, o Campus Party não tem WiFi justamente por esse motivo: 6k pessoas demandam um número muito grande de access points para poder manter a rede de pé e não prejudicar o "10Gbps" (entre aspas mesmo) emprestados da Telefônica. Ué, mas isso seria uma saída ideal. Todos os computadores são configurados pra ser nós da rede mesh e pronto! Precisaríamos de bem menos roteadores e tal... Bom, fica a dica pro Campus Party 2010.

Mas ninguém usa isso hoje em dia, certo? Errado! Um dos projetos mais falando em 2008 usa! O OLPC possui duas anteninhas verdes que já estão preparadas para fazer do OLPC um nó da rede mesh. Escola faz economia em infra de rede, e os alunos continuam estudando.

Só pros computeiros não dizerem que eu não toquei no assunto, baixando um pouco o nível da conversa, redes wifi seguem o protocolo 802.11b/g/n, enquanto que redes mesh usam 802.11s. Embora já tenham produtos com a tecnologia, o protocolo 802.11s ainda não está totalmente definido pela IEEE.

E repito: Gritem, protestem, reclamem e categoricamente não aceitem o projeto de lei como ela está. Precisamos SIM ter um estatuto para crimes digitais, mas não deste jeito.

9 comentários:

Fernanda disse...

Du! interessante e simples! gostei! aproveitando a deida de roteadores, redes sem fio e blablabla depois tenho uma pergunta! depois mando por email ou qq coisa do estilo

Renata Lino disse...

Cara... Tô chocada! Pensei que nunca entenderia isso! Valeu mesmo! Vc explicou de uma forma tão simples que até meu QI acompanhou!

Anônimo disse...

Mas dá pa faze ou na dá pa faze?

tipow. podemos testar em casa? e ver até q distancia conseguimos "esticar" o sinal do roteador??? seria no minimo divertido..heehe

:marina: disse...

cursos de fotografia em sp tem na Fullframe e na Panamericana. Outro devem existir esse eu sei que são bons!

Lex disse...

Bacana seu post.

Priscila disse...

Boa dica pro Campus Party 2010! Achei seu blog pelo seu comentário no blog cparty, gostei da forma simples que vc explicou e mesmo não sendo padronizado ainda e existindo interoperabilidade entre certos equipamentos a rede já está sendo usada em vários lugares, a UFF, por exemplo, tem um projeto piloto interessante "ReMesh"
Gostei daqui, até!
=]

Eduardo Otubo disse...

Prix,

Valeu! Poisé, essa seria uma idéia bem legal de ser implementada no cparty do ano que vem. Quem sabe a gente vê um brinquedo desses em operação :)

[]'s

Anônimo disse...

kara.. se nao fosse akele teu desenho.. eu jamais entenderia =D

muito obrigada.. tenho uma apresentacao amanha para redes mesh..

att. Sâmara

Eduardo Otubo disse...

@Sâmara, show de bola, sorte no seu trabalho ai :)

@Guzz, só consegui responder teu comentário agora (depois do FISL): Dá sim pra fazer com nossos computadores. É só configurar direitinho e subir um protocolo específico.

[]'s