quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Acesso liberado ao speedy sem provedor

Sim, finalmente! Speedy sem precisar de provedor! :-)
De acordo com o comunicado oficial da Telefônica, agora podemos assinar o serviço de internet banda larga Speedy sem custo algum com provedores de serviço. Um viva para a internet brasileira! :-)

ps.: A onda de posts pequenos está com os dias contados. Ainda estou pensando em um post sobre RSS (o que é, pra que servem, aonde usar e como usar). Aguardem!

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Download de livros técnicos gratuitamente

Aviso! Este será um post com menos de três linhas porém bastante útil :-)

Simples, fácil e rápido. Sem pagar, sem piratear e sem baixar via emule. Apenas entre no site da editora http://www.apress.com/book/free e pegue o que deseja estudar.

Pesquisa Nacional de Compatibilidade Linux

Ajude a divulgar a lista brasileira de equipamentos e serviços compatíveis com Linux
...e concorra a MP4 e MP3 players, mochilas Targus, períodos de VoIP grátis e até a ventiladores USB - além de contribuir automaticamente para doações para a Wikipedia e o Wordpress! O BR-Linux coletou mais de 12.000 registros de compatibilidade de equipamentos e serviços (webcams, scanners, notebooks, ...) na sua Pesquisa Nacional de Compatibilidade 2007, e agora convida a comunidade a ajudar a divulgar o resultado. Veja as regras da promoção no BR-Linux e ajude a divulgar - quanto mais divulgação, maior será a doação do BR-Linux à Wikipedia e ao Wordpress.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Nerds mandam bem #2

Atendendo a pedidos (uns dois ou três :-P) vou postar o segundo e último texto da série sobre nerds. Espero agradar os leitores tanto quanto o primeiro agradou. Esse texto eu não tenho muitas informações, foi o Gustavo que mandou por email a muito tempo atrás. Não achei a fonte e nem o autor. Mas é bem escritinho e até coerente.

Boa leitura! :-)

O FABULOSO MUNDO DOS NERDS!
Se tem uma coisa pior do que o preconceito é, sem sombra de dúvida, ver que o próprio objeto de preconceito também é um baita preconceituoso. E consigo mesmo, detalhe!

Não é difícil ver este tipo de posicionamento acontecendo entre os negros, os gordos, os moderninhos, os homossexuais... e, por que não dizer, entre os nerds também. E era neste ponto que queríamos chegar! Chegou a hora dos nerds pararem de ter vergonha de ser quem eles realmente são.

"Ah, não, eu não gosto que me chamem de nerd. Eu sou viciado em quadrinhos, jogo RPG seis vezes por semana, sou fanático por 'Jornada nas Estrelas', mas não gosto da palavra nerd. É muito ofensiva. Nerd é aquele cara babacão que apanha dos grandões na escola", tentam argumentar alguns. Eles querem usar outras alcunhas: cults, cools, descolados, viciados em cultura pop... tanto faz.

Pois para o pessoal dos sites A-ARCA e CuDoJudas.com, isso é uma bobagem sem tamanho. Nerd é nerd e ponto final. Sempre foi e sempre será. Nós nunca tivemos vergonha em usar esta palavra como definição para nós mesmos, para a nossa 'tribo'. E agora, queremos que VOCÊ também pare de ter vergonha disso! É hora de aderir ao manifesto...

SOU NERD. E DAÍ?

Mas afinal, o que é ser nerd?

A primeira utilização documentada da palavra 'nerd' aconteceu, segundo o dicionário Merriam-Webster, para designar uma criatura no livro 'If I Ran the Zoo' (1950), do psicólogo Dr. Seuss (Theodor Geisel). Teoricamente, definiria uma pessoa socialmente inepta ou então alguém dedicado de maneira quase escrava às atividade intelectuais ou acadêmicas.

No entanto, nós preferimos a definição do mestre Lewis Skolnick (Robert Carradine), o personagem principal do filme 'A Vingança dos Nerds' (1984), que define os nerds como 'pessoas que não têm vergonha de se assumir como são'. E completamos a definição dizendo ainda que um nerd 'não tem vergonha de se assumir como é, não interessando do que ele gosta ou o que diabos as outras pessoas vão pensar dele'.

Nerd é o cara que vai vestido com a roupa do seu personagem favorito aos encontros de anime, de RPG ou mesmo às convenções da Frota Estelar sem se preocupar com as brincadeiras e tirações de sarro das pessoas ditas 'normais'. É aquele sujeito que coleciona bonecos de robôs que se transformam em carros e não tem o menor problema com isso. É aquela pessoa que se reúne com os amigos para discutir sobre qual é a melhor encarnação do Lanterna Verde sem qualquer preocupação com o que as pessoas das outras mesas do bar vão achar da exaltada conversa.

Um nerd não é necessariamente um fanático sem vida sexual ou social - embora existam nerds assim. Mas e daí? Quem disse que ele não é um cara legal?

Um nerd pode muito bem gostar de futebol e ir a uma discoteca com os camaradas que ainda não são-nerds. Uma coisa não invalida a outra... embora acreditemos que um nerd genuíno não é o melhor dançarino da face da Terra e nem seja um graaaaaaaaande fã de esportes... :-)

Um nerd é um saudosista em potencial - afinal, isso justifica o recente 'revival' dos anos 80 que atinge a internet nos últimos anos. Por sinal, os nerds conseguem sentir saudades até daquelas coisas que eles não chegaram a vivenciar diretamente.

Do que um nerd gosta?

- Cinema pipoca
- Computadores
- Videogames
- Histórias em quadrinhos
- RPGs e jogos de tabuleiro
- Música (especialmente rock)
- Colecionáveis (bonecos, bustos e estátuas de seus personagens favoritos)
- Seriados
- Desenhos animados
- Literatura de fantasia e ficção científica

E por aí vai. Não que todo nerd tenha que curtir TODOS os itens acima ou SOMENTE os itens acima. Piadas infames e campeonatos de arroto também estão entre os favoritos, por exemplo... :-P

Nerd x CDF

Nem todo nerd é viciado em estudos. Mas é bem provável que um viciado em estudos seja um nerd - embora isso não seja uma regra. Um dos colaboradores d'A ARCA, por exemplo, é tarado por HQs e lê qualquer gibi em menos de 10 minutos. No entanto, tente aparecer com um livro de História perto dele... Mesmo conhecendo toda a cronologia da Marvel de trás pra frente, o cara sempre ficou de recuperação na escola e era, assumidamente, um dos piores alunos da sala.

Já o El Cid tinha uma amiga CDF que fazia muito mais o gênero 'patricinha' do que o estilo 'nerd' de ser. Era nota dez garantida... mas jamais trocaria uma balada pela aguardada estréia do próximo 'Senhor dos Anéis' (como entender esta gente...).

Nerd x Geek

Esta é fácil: um geek é um viciado em tecnologia e todo tipo de novidade do gênero - é um fulano que sabe desmontar um computador como se estivesse comendo uma torrada com manteiga de amendoim. O geek está sempre um passo a frente quando o assunto é PC, Mac, Windows, Linux, scanner, palm top, robôs, veículos de controle remoto, MP3 player e por aí vai.

Nem todo nerd é um geek... mas todo geek é um nerd, sem sombra de dúvida!

Nerds Famosos

Kevin Smith (o maior deles), Steven Spielberg, George Lucas, David Bowie, Jô Soares, Gene Simmons (Kiss), Paulo Ricardo (RPM), Derrick Green (Sepultura), Tuomas Holopainen (Nightwish), Weezer (a banda inteira), Matt Groening, Jerry Seinfeld, Joss Whedon, J.Michael Straczynski, Stephen King, M.Night Shyamalan, Irmãos Wachowski, Ben Affleck, Matt Damon, Jason Lee, Supla, Aldo Novak, Zé Rodrix, Steve Jackson, Drew Barrymore, Marcelo Del Debbio, J.M.Trevisan, Mark Rein-Hagen, Nicolas Cage, Gareb Shamus, William Shatner, Marcelo Tosatti, John Romero, Bill Clinton, Bill Gates, Paul Allen, Linus Torvald, Steve Jobs, Lisa Simpson, Milhouse (Simpsons), Ghyslain Raza (Star Wars Kid)... e a lista não tem fim!


segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Nerds mandam bem #1

Bom, toda essa história de "nerds" começou com um post de uma amiga. Esse post gerou algumas conversas nesse último feriado que viajamos para Itanhaém. Definições, esteriótipos, conceitos de comportamento e como conquistar um (seja macho ou fêmea). Tudo com muita cerveja para não perder a irreverência e descontração do assunto. De volta à rotina (e ao computador), esse assunto gerou ainda mais alguns posts e alguns comentários bastante pertinentes dos leitores, o que me motivou a escrever este post aqui. (Este será o primeiro de uma série de dois posts sobre esse assunto)

Vou relembrar um belo texto não assinado que (teoricamente) teria sido escrito por uma garota (bastante sensata, diga-se de passagem :-D). Concordo na maioria dos pontos do texto e pode se dizer que resume a nossa personalidade. Estou reproduzindo o texto na íntegra. Vocabularios e eventuais erros são de inteira responsabilidade do autor.

Boa leitura :-)
Pra começo de conversa, vamos definir a que tipo de nerd estamos nos referindo. Lógico que não são aqueles nerds sem vida social – se, afinal, afirmamos que eles mandam bem, estamos nos referindo aos nerds-que-comem-mulher. Aos que ainda acreditam nos estereótipos mostrados no cinema, Jerry Lewis, Irmandade Lambda Lambda Lambda, meus pêsames. No planeta de onde eu vim, nerd é aquele cara (ou garota) que nutre alguma obsessão por algum assunto a ponto de a) pesquisar; b) colecionar coisas; c) fazer música; d) escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa); e) não sossegar enquanto não descobrir como funciona; f) não dormir enquanto o programa não rodar – o que não quer dizer que não se relacionem com o sexo oposto.

Enfim, nerds comem mulher sim, e bem – e aqui a gente afirma como e por que isso é verdade.

Aparência

As aparências não enganam: os óculos são de tanto ficar grudado no micro ou na tevê desde criancinha. A má postura é aparente, às vezes com inclinação pra um ou outro lado – provavelmente por carregar o notebook. Ele tem calos nas bases das palmas das mãos – e isso não tem nada a ver com punheta, mas com mouse e digitação. Às vezes o visual é moderno, retrô, desleixado, arrumadinho demais... tanto faz, nega. O fato é que, se você não conheceu ele pela internet, provavelmente ele é bonito, senão não haveria aquele contato visual que determina se a outra pessoa é interessante ou não. Aliás, mesmo caras que você conhece pela internet podem ser lindos. Ou ele é feinho, mas você está apaixonada pelo intelecto dele, pela conversa, sei lá, e acha ele maravilhoso. Portanto, se você tem um nerd em suas mãos, ele é maravilhoso – e foda-se a má postura, se ele estiver deitado ou de quatro em cima de você, isso é o de menos, acredite.

Refinamento cultural

Nerds lêem. Nerds pesquisam. Nerds gastam 70% do salário em música. Nerds adquirem conhecimento. Não importa em que área, o que importa é que o vocabulário deles é ilimitado. Um "Você é a estrela mais brilhante do céu" certamente virá acompanhado de uma aula sobre o Sistema Solar onde você descobrirá que, na classificação de tamanho das estrelas, a Alfa é a estrela mais brilhante de uma constelação, e se o Centauro é a constelação mais perto do nosso sistema solar, você é a Alfa-Centauro brilhando no coração dele. Um bilhetinho com uma letra de música nunca, graças a deus, nunca vai ser uma letra cafona do Bryan Adams: ele sempre vai achar uma banda obscura, um cantor performático, ou vai te convencer de que aquela guitarra FALA, e é sobre amor. Ele pode inclusive escrever um conto em sua homenagem, fazer cartões feitos de disquetes obsoletos, realizar instalações artísticas em vídeo digital, criar uma conta no servidor dele pra você baixar o que quiser do HD dele, mas NUNCA, NUNCA, NUNCA vai demonstrar seu amor chamando aqueles carros com alto-falante e fogos de artifício. Nunca. Pense nisso.

Dedicação

O nerd-padrão tem tesão no mecanismo das coisas. Do mesmo jeito que quando ele era pequeno, desmontava relógios pra saber como funcionava, hoje ele quer saber como a sociedade se porta perante problemas, como funciona uma distorção, qual a aplicação do efeito doppler para descobrir a idade de uma estrela, ou melhor ainda, qual é a melhor maneira de te fazer gozar. Vai se dedicar a descobrir cada movimento que te dá prazer, vai tentar decifrar cada gemido seu, vai olhar bem pra saber onde está metendo a língua, vai cuidar de você como se fosse o seu set de dados de RPG. Principalmente para não perder o D4.

Fora dos padrões

A melhor coisa dos nerds, sem dúvida, é que eles não são como os outros caras. Lógico que eles acham a Ellen Roche gostosa, que idéia, mas na prática eles gostam de garotas branquelas, magrelas ou com barrigas macias e apertáveis, esquisitinhas, com maquiagens estranhas, sem maquiagem alguma, garotas-fetiche de couro e vinil, garotas aparentemente sem charme mas que tenham lido "Uma Breve História do Tempo" e entendido. Ou seja, tem pra todas. Não tem essa de "eu não faço o tipo dele" – todas fazem, desde que o conteúdo siga a mesma linha do dele, ou que o gosto musical seja razoavelmente parecido. Fica tranqüila.

Teoria do Caos

Você nunca pode prever um nerd na cama. Aquela cara magrelo e aparentemente inofensivo pode ser um vulcão e te dar vários tapas na bunda e te pegar de jeito – e o melhor, ele é magrinho, não vai te machucar, maravilha. Aquele outro que se apaixona facilmente por qualquer mulher que sorri pra ele pode esconder um kit SM no armário. Aquele outro ali que ouve RPG Metal e tem cara de que nunca comeu ninguém, não duvide, ele pode estar envolvido em rituais pagãos envolvendo orgias à luz da lua e sacrifício de virgens. Aquele outro que passa o dia visitando sites de sexo bizarro com animais, anões e ets pode ser um gentleman e fazer aquele papai e mamãe básico cheio de carinho e beijos e abraços que a gente adora. Você não tem como prever, eles são esquisitos, eles são freaks e isso é excitante demais. Rotina? Só se for rotina em C++.

* * *

É por isso que eu e minhas amigas somos partidárias do movimento "Nerds Mandam Bem". Porque se eles não dormem enquanto o programa não roda, eles não gozam antes de te fazer gozar. Se eles sabem a estratégia perfeita para matar um orc com uma adaga independente da pontuação, eles sabem te conquistar. Se eles devoram todos os livros que vêem pela frente, sempre saberão as palavras certas pra te deixar excitada só de ouvir. E porque se eles amam tanto sua coleção de discos, podem amar você também.