domingo, 31 de agosto de 2008

Assistindo filmes do seu PSP [Linux]

Meta: Cof, cof, cof... Muita poeira e teira de aranha por aqui. Agora desculpa pra não postar eu não tenho. Estou com uma lista de posts iteressantes pra escrever e o movimento por aqui promete subir. Sim, eu voltei! :-P

Desde que comprei me brinquedo novo, meu PSP Slim, estive pensando em como exatamente poderia colocar filmes nele pra assisitr. Explico a complicação: Apenas colocar o filme não funcionou. Encodar pra um framerate determinado também não funcionou. Até que, googleando por ai, achei finalmente a fórmula mágica o shell script pra conseguir deixar o vídeo no formato certinho pra copiar pro PSP.

O script é bem simples, depois que você descobre todos os parâmetros certinho


#!/bin/bash

video=$1
tmp=/tmp

video_number=$2
IFS="
"

ffmpeg -i $video -f psp -r 29.97 -b 768k -ar 24000 -ab 64k -s 320x240 $tmp/M4V0000$video_number.MP4

ffmpeg -y -i $video -f image2 -ss 5 -vframes 1 -s 160x120 -an $tmp/M4V0000$video_number.THM

E agora alguns esclarecimentos: Sim, o vídeo precisa ter exatamente aquele bitrate (768) e o áudio precisa ter exatamente aquele bitrate (64), precisa ter necessariamente aquela resolução (320x240) e precisa SIM ter o nome do vídeo no formato M4V(um númro de 5 dígitos).MP4. A segunda linha do ffmpeg é pra só pra criar um thumbnail pra aparecer na talinha do PSP.

5 comentários:

Fernanda disse...

eu num tenho um psp, mas tenho que comentar!
seus 7 minutinhos para me mostrar 'um risco na palavra, na horizontal,...' se transformou em algumas horas, mas eu entendi/vi! e qual é a fórmula mágica para fazer isso???? Não sei vou usar, mas é sempre bom saber!

Anônimo disse...

"e precisa SIM ter o nome do vídeo no formato M4V(um númro de 5 dígitos).MP4."

Ae.
Certeza que precisa? Tenho 2 vídeos no meu PSP (sim, estou com um tb!) mas estão com os nomes assim: bigbuckbunny.mp4 e qt4dance.mp4 hehhehe. Bom, to com um script pra conversão de vídeo tb, se qusier eu mando (tem umas coisas que da pra melhorar nele, ainda nao mexi)

Eduardo Otubo disse...

Fala Anselmo!

Cara, eu testei e vi que tem que ficar nesse nome mesmo. Acho que pode ser versão de firmware. Meu psp não está comigo aqui agora pra poder ver a versão, mas quando ele voltar eu vejo e confirmo.

Quanto ao script, passa pra mim depois, fiquei curioso. :-)

Anônimo disse...

Fala Otubo!

Postei no blog o tal script, http://www.anselmolsm.org/blog/video-no-psp/ . Sobre a versão do firmware, quando peguei o PSP o era o 3.90 M33 (quando fiz os primeiros testes com os vídeos), agora to com o 4.01 M33-2.

Anônimo disse...

Hello. And Bye.