segunda-feira, 2 de julho de 2007

Opção do satanas no xorg.com

(e depois de um longo silêncio de artigos técnicos...)

Esse post nem deve ser tão interessante. Mas se você tiver o mesmo problema que eu, vai ficar muito feliz. Resolvido! Mas que diabos havia de errado com a minha placa de vídeo afinal? Bom, vou contar uma breve história do que tava pegando aqui na minha ATI.

Desde que comprei meu notebook novo, um Compaq Presário V2000, eu vim configurando com um sistema operacional bastante coeso e estável. Estava tudo indo muito bem, tudo estava funcionando quase que plenamente, até que me deparo com uma situação meio atípica: Minha placa de vídeo estava TODA configurada bonitinha, isso quer dizer: Sem logs de erros, módulo fglrx de pé, DRI funcionando... Uma tetéia! Tudo que estava nas wikis do Gentoo eu fiz, aqui e aqui. Mas e daí? Dai que no meu glxgears eu não conseguia tirar mais que 500 FPS. Numa ATI200M com 128MB eu achei meio estranho.

Indo direto ao ponto.

Depois de quase um decênio eu descobri por acidente o que houve. Na verdade o problema estava numa maldita opção no meu xorg.conf que deixava ela com esse FPS tão baixo:

Option "EnablePrivateBackZ" "on"

Comentei essa linha e obtive (na média) 1000 FPS! Fantástico!
Ainda não achei uma descrição oficial do que essa opção faz. Mas assim que descobrir eu posto aqui. E se alguém se achar ou souber, por fazer comentem por aqui.

Pronto. Placa de vídeo a todo vapor. Nexuiz e Frets on Fire que me aguardem!
(ainda bem que o fim do semestre chegou)

2 comentários:

Bruno Simioni disse...

Bixo, o FretsonIce rodou lindo aqui, num i915.

Preciso arrumar um jeito de ele parar de alocar só 8mb e começar a alocar os 128mb disponíveis da ram. É dinâmico.

Abraço.

(to baixando do outro!)

Sérgio (Neo) disse...

Ao seu Otubo, parabéns por ter conseguido ;P... Essa opções do xorg.conf matam mesmo! Já descobri vááárias coisinhas que, estando (des)habilitadas, acabam aumentando (e muito!) a qualidade :P... Mas é isso aí, vivendo e aprendendo :D