domingo, 15 de abril de 2007

Smart Keywords: Agilize suas buscas no firefox

Smart Keywords no Firefox. Taí uma funcionalidade que eu vejo pouca gente usando. Um monte de gente sempre sabe dos ctrl+k ou do ctrl+l, mas smart keywords é díficil eu ver alguém usar. Eu mesmo passei a usar a pouco tempo. E já digo, facilita pacas a vida.

O que é?
Smart Keywords são bookmarks que você cria no seu Firefox e associa à uma palavra chave. Para acessar a URL basta digitar a palavra chave associada e pronto. Nada de http://z3r00.blogspot.com/, apenas z3r00 já bastaria. E não apenas isso, o mais fantástico é poder criar um bookmark com uma busca pré definida, assim ao chamar a palavra chave passando um parâmetro a URL é traduzida e a busca é realizada! Confuso? Vamos direto ao ponto:

Como funciona?
Vá ao seu Firefox e crie um bookmark manualmente. Isso significa ir ao menu Favoritos -> Organizar. Clique em Novo Favorito e preencha como no exemplo:

Nome:BtJunkie Search
Endereço:http://btjunkie.org/search?q=%s
Palavra-chave:bt

Explicando:
Veja que no endereço eu coloquei a URL do site como se estivesse fazendo uma pesquisa pela string %s. Esse é o ponto chave da jogada. Você simplesmente coloca um %s onde haveria a string de consulta e na hora de chamar a palavra chave na barra de endereços você simplesmente digita:

bt linux

e a URL será automaticamente traduzida para:

http://btjunkie.org/search?q=linux

Simples, fácil e rápido.
Enjoy!


3 comentários:

Massa disse...

zero,

maneira a dica. mesmo sem o uso dos coringas %s ainda sim ajuda ir nos favoritos mais usados.

dá para simular um pouco a nova funcionalidade do opera: o speed dial.

abraço

Eduardo Otubo disse...

Nossa, nem ouvi falar disso. Mas o Google já. Vou falar com ele e ja volto...
:-)

trecker disse...

Altamente útil sua dica. Desrespeitei normas definidas e baixei o Firefox, cara.