Fontes de pesquisa científicas como os Periódicos da Capes, Web of Science e IEEE são normalmente pagos (e muito bem pagos) pelas universidades para manter o acesso livre aos seus alunos. Entretanto esse acesso é restrito apenas para o range de IPs dos computadores de dentro da faculdade. Logo, se você mora longe, está com preguiça ou simplesmente não pode ir à faculdade para fazer suas pesquisas, você está é fod...
Já faz um tempo que venho pensando nisso. Levantar um proxy no servidor da faculdade seria uma boa, mas para isso tinha que ter permissões de root, blá blá blá, não ia rolar. Heis que hoje, ao contar minha idéia a um grande amigo meu, tivemos uma idéia bastante interessante e simples. E depois de alguns minutos googleando e fazendo alguns testes, we just made it!
Ok, chega de suspense e vamos direto ao assunto. Abra uma conexão com um servidor Linux da sua faculdade fazendo um bind na porta 9999:
$ ssh -D 9999 user@server
O que você fez foi apenas dizer ao cliente SSH que fique escutando por conexões na máquina local na porta 9999. Quando alguma aplicação estabelece essa conexão na máquina local e nessa porta, o cliente SSH encaminha os pacotes aravés da conexão segura até o servidor onde você fez login, e de lá ele sai. Atualmente o bind (-D) suporta os protocolos SOCKS4 e SOCKS5, se portanto irá atuar como um servidor SOCKS.
Depois configure no seu navegador predileto o servidor Socks v5 para localhost e a porta para 9999. Voalá! Você pode navegar pelos melhores acervos de pesquisa (pagos) no conforto de seu lar.
2 comentários:
Olá, boa dica! De qualquer forma teria que ter acesso ao servidor Linux. E quem não tem?
Poisé, se não tiver acesso não rola :( Mas normalmente as faculdades de computação tem esse tipo de coisa.
[]'s
Postar um comentário